Pular para a barra de ferramentas

Redes sociais no marketing digital, como evitar alguns perigos invisíveis

redes sociais no marketing empoderamento digital

Ao longo dos anos temos aprendido muito sobre empoderamento digital com diversos nomes importantes do marketing online. Recebi uma publicação por email e resolvi compartilhar imediatamente aqui. Este vídeo do site Viver de Blog resume de forma bastante precisa o que temos comentando há anos: O Perigo Invisível das Redes Sociais no Marketing Digital.

Então, que tal parar de trabalhar para as redes sociais e usar seu tempo para fazer com que elas trabalhem para você e o seu negócio? 😉

Nesse episódio de sua série de vídeos com dicas práticas, Henrique Carvalho (fundador do site Viver de Blog) fala sobre como fugir das armadilhas das redes sociais e aproveitar todo o seu potencial para turbinar seu negócio.

redes sociais no marketing digital, um perigo invisívelAlguns dos temas abordados nesse vídeo:

  1. Como usar as redes sociais?
  2. Como aproveitar o potencial das redes sociais?
  3. Como fugir das armadilhas das redes sociais?
  4. Quais os maiores perigos das redes sociais?
  5. Quais as melhores redes sociais?
  6. O que fazer para usar com inteligência as redes sociais?
  7. Quais as redes sociais mais acessadas?
  8. Quais as vantagens e desvantagens das redes sociais?
  9. Como usar as redes sociais nos negócios?
  10. Como trabalhar usando as redes sociais?

Assista ao vídeo sobre redes sociais no marketing digital

Em resumo

As redes sociais são plataformas das quais você não tem controle nenhum, portanto todo o tempo e esforço que você coloca em divulgar seu negócio exclusivamente numa única rede social pode desaparecer a qualquer momento. Seu conteúdo pode realmente sumir, seja pela exclusão sumária da página ou perfil do seu negócio (?!?!), ou pela extinção do serviço: lembra do Orkut, MSN?

Além disso, tudo o que você publicar numa rede social automaticamente vira conteúdo e propriedade desta rede social, que certamente usará seu conteúdo para os seus próprios interesses, e principalmente para manter os seus usuários, inclusive você, dentro da rede o maior tempo possível.

Visualizações, curtidas e compartilhamentos não pagam as contas

Um ponto muito importante mencionado no vídeo é a ilusão das “métricas da vaidade”, ou seja, aqueles números bacanas que só servem para inflar seu ego mas que na prática não trazer nenhum resultado real para o seu negócio.

Para garantir que você tenha total controle e propriedade do seu conteúdo, a nossa recomendação constante é:

  1. Criar seu próprio site com blog, ou seja, ter o seu próprio domínio (um endereço “.com.br”, “.com”, “.net”, etc.). Recomendamos o WordPress pois é gratuito e ao mesmo tempo mantido por uma comunidade ativa e comprometida com a usabilidade, SEO e segurança.
  2. Manter um blog ativo para atrair visitantes respondendo as perguntas que interessam para o seu público-alvo.
  3. Desenvolver um relacionamento honesto com seus visitantes para perceber suas necessidades e também as oportunidades de negócio. Isso você pode fazer usando suas redes sociais no marketing difital, listas segmentadas de email marketing e outras ferramentas digitais para te ajudar a automatizar esta tarefa.
  4. Fortalecer sua relevância e autoridade no seu nicho de mercado e garantir a satisfação dos seus clientes. Encantar!

Desta forma, você terá todo o controle sobre tudo o que colocar no seu próprio site, além de atrair a atenção para o seu nome e fortalecer a sua própria marca na internet.

Atrair pessoas que já estão interessadas e pré-dispostas a conhecer o seu negócio é a essencia do inbound marketing. E uma das melhores formas de conseguir isso de forma orgânica e viral é compartilhar os posts do seu blog em suas próprias redes sociais. Além disso também é interessante responder perguntas em grupos e fóruns de forma relevante usando os links que você já tem publicados e podem servir de resposta para muitas outras pessoas com a mesma dúvida.

Dicas práticas para usar as redes sociais no marketing digital e ter melhores resultados

Veja abaixo uma lista de dicas que o autor do vídeo dá, acompanhadas de nossas recomendações ( considerando que seu site esteja usando o WordPress).

1. Republique posts antigos

Publicar cada novo post nas suas redes sociais é essencial, você pode usar formas automatizadas como o Jetpack acompanhado de configurações direcionadas para cada rede no Yoast SEO, ou ainda o SNAP (nosso preferido!) que já faz tudo isso sozinho. De vez em quando, de acordo com seus objetivos, republique alguns posts que podem ter caído no esquecimento.

2. Frases inspiradoras

Por algum motivo obscuro na mente humana, as frases motivacionais e citações inspiradoras são amplamente compartilhadas nas redes sociais. Talvez seja pela forma de expressar o que não conseguimos dizer usando as palavras de outra pessoa. Ou então seja simplesmente mais fácil aproveitar o trabalho já feito por alguém e passar adiante algo com o qual concordamos. Independente do motivo, podemos aproveitar esta tendência e levar nossa marca junto com a mensagem. Tornar-se uma nova fonte de inspirações é um bom incentivo para conseguir novos seguidores para nossas páginas e perfis sociais.

3. Imagens inspiradoras

Pelo mesmo motivo do ponto anterior, uma imagem consegue amplificar o potencial de viralização de uma frase inspiradora. Uma boa dica é manter um padrão de design juntamente com sua identidade visual. Isso facilita com que seus seguidores identifiquem a sua imagem em meio às dezenas de outras fontes de informação que eles recebem.

4. Conte histórias (storytelling)

Se você ainda não sabe como, aprenda a contar histórias. Quem conta histórias consegue prender a atenção de seus visitantes por mais tempo. Você pode começar aprendendo as formas tradicionais da contação de história e então adaptar o seu conteúdo para incluir elementos fictícios ou mesmo compartilhar histórias reais para alcançar e envolver seu público, o que é ainda melhor.

Dica: Veja este infográfico sobre diversas formas de storytelling.

5. Sacadas rápidas sobre sua área de conhecimento

Aula 7 - Google Relatórios de Visitas, Links Patrocinados e MonetizaçãoCertamente a orientação mais recorremte que dou em nossos cursos é: “Responda as perguntas que seu público está fazendo“. Em outras palavras, quero dizer que o seu público-alvo está diariamente buscando soluções e certamente tem encontrado muitas respostas na internet.

Seus visitantes e clientes em potencial tem dúvidas, e ninguém melhor do que você pode falar do seu nicho de mercado. Ao fornecer dicas rápidas e práticas para seus visitantes, você aumenta a sua relevância e autoridade como fonte confiável de informação e conteúdo. Agora imagine se o seu conteúdo começasse a aparecer nos primeiros lugares orgânicos do Google?

Para que isso aconteça de fato é necessário definir uma estratégia clara de atração para o seu público. Em nosso blog você encontra muitas dicas práticas para fazer isto por conta própria, e também pode contar com cursos para aprender de forma mais específica, mas se precisar de uma ajuda específica pontual ou então acompanhamento constante, não hesite em entrar em contato.

6. Recomendações / Curadorias / Traduções / Parcerias

Nem todo o conteúdo do seu blog precisa ser original, nem mesmo precisa ser seu. Você pode fazer uma série de publicações usando conteúdo de terceiros, veja alguns exemplos:

  • Escreva um breve resumo e recomende posts interessantes de outros sites.
  • Monte listas de links para dicas, publicações ou ferramentas úteis para o seu público.
  • Traduza publicações relevantes e traga conteúdo de qualidade para seus visitantes.
  • Convide parceiros para que sejam colunistas especiais ou frequentes em seu blog.

É muito importante que todos os posts sejam coerentes com a proposta do seu blog – note que o artigo que você está lendo agora entra exatamente nesta categoria – e que os seus textos originais também sejam agradáveis e bem escritos.

Dica: Aprenda mais sobre como escrever bem

7. Faça e responda perguntas / Elabore enquentes

Uma das principais vantagens de usar as redes sociais no marketing digital é o seu poder de engajamento. É essencial estar presente nas redes em que seu público esteja ativo, pois uma das formas mais eficientes de descobrir as dúvidas e necessidades de seus visitantes é participando ativamente de grupos e fóruns de discussão.

Ao participar de grupos direcionados você encontrará pessoas que desejam saber mais sobre assuntos específicos, e que certamente agradeceriam a ajuda de um especialista como você (veja a dica #5). Desta forma você pode usar seu conhecimento para ajudar possíveis clientes e até mesmo usar links para seus próprios posts como responstas válidas (verifique as regras de cada grupo antes de compartilhar seus links).

Além de responder as perguntas que já estão sendo feitas, você pode também elaborar suas próprias perguntas e enquentes para perceber as necessidades e prioridades reais do seu público-alvo. Use sua criatividade para instigar seus visitantes e seguidores a participar de suas enquetes. O uso de gatilhos mentais é altamente recomendado para motivar a participação.

Dica: Aprenda mais sobre gatilhos mentais e como usar (sem abusar) em sua ações de marketing.

Bônus! Use o Instagram do jeito certo para divulgar o seu negócio

Gostou deste conteúdo sobre redes sociais?

Espero que você tenha gostado deste artigo. Sugiro que visite o site Viver de Blog e acompanhe seu canal do YouTube para continuar aprendendo com Henrique Carvalho, ele é fera mesmo!

E se você aprendeu alguma coisa importante hoje, não esqueça de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais 😉 . E fique a vontade para comentar abaixo sobre os pontos que você concorda e discorda, seja do que viu nos vídeos ou do que temos falado aqui em nosso blog.

Related Articles

Qual a Diferença Entre Blog e Site para o Google?

Esta dúvida é mais comum do que você possa imaginar, e a resposta é bem simples na verdade. Os dois são muito parecidos, mas atendem funções diferentes. Um erro comum é acreditar que você só poder ter um ou outro, ou até mesmo que será necessário manter duas estruturas independentes. Hoje em dia é essencial para qualquer negócio ter um Blog dentro do seu Site, para manter seu público informado e manter o interesse de seus consumidores em sua marca, produtos e ofertas. Aprenda agora mesmo em detalhes qual a diferença entre Blog e Site.