Empoderamento Digital – Passo 3: Como atrair clientes para o seu negócio na internet

Como-atrair-clientes-para-o-seu-negocio-na-internetJanaína está sempre buscando as novidades na internet, mas reconhece que boa parte dos sites que visita são muito mal feitos e não transmitem nenhuma confiança. Outros parecem ser muito bonitos mas não tem um conteúdo muito interessante. Com estas coisas em mente Janaína procura um equilíbrio entre beleza, facilidade de uso e conteúdo relevante para atrair clientes para o seu negócio na internet.

Existem muitas formas de atrair clientes para o seu negócio na internet, em geral para seu site ou rede social. Veja algumas delas:

  • Propagandas em sites dedicados ao seu nicho
  • Links patrocinados nos mecanismos de busca
  • Propaganda no Facebook
  • Troca de links com sites de parceiros (link building)
  • Conteúdo no seu próprio site, otimizado para responder as perguntas do seus público-alvo.

Mais importante do que como divulgar sua marca na internet é para onde os visitantes chegarão quando clicarem em seus links. Além de ter um endereço fácil de divulgar (domínio) é essencial que as páginas de chegada sejam otimizadas para as respostas que as pessoas esperam, ou seja, atender as expectativas do visitante.

Como atrair clientes? Faça um site bonito e relevante

Um site/blog de sucesso é feito de basicamente 2 coisas: aparência confiável + conteúdo relevante. Um site bonito e fácil de usar transmite a confiança necessária para incentivar o visitante a ler seu conteúdo. Se o site é bacana seu conteúdo será lido, e se o visitante considerar seu conteúdo relevante, definirá sua marca como autoridade no assunto. Quanto mais relevante e focado no seu nicho de mercado, melhores serão suas chances de conseguir que seu conteúdo seja compartilhado.

A máxima “a primeira impressão é a que fica” ainda é válida para a internet também. Se você entra num site feio e/ou difícil de navegar, dificilmente ficará muito tempo. Se não encontrar imediatamente o que está procurando, provavelmente não voltará mais àquele site. Se isso acontece com você, pode ter certeza, acontece comigo e com o seu público também.

Como-atrair-clientes-para-o-seu-negocio-na-internet-Janaina-preocupadaJanaína se lembrou de tantas vezes em que clicou num link patrocinado do Google e chegou em um site que não tinha nada a ver com o que ela estava procurando. Boa parte das vezes eram apenas sites com ofertas que ela fechava imediatamente. Com isso em mente, ela ficou preocupada que seu site se tornasse irrelevante para seu público.

Um site com aparência profissional não precisa custar caro

Há não muito tempo atrás, para ter um website profissional, você contratava o serviço de um Web Designer para desenvolver um layout único e personalizado, e ainda tinha que contratar uma manutenção caso quisesse alterar qualquer informação. Se quisesse adicionar um blog e/ou um sistema de gerenciamento de conteúdo, teria que contratar outro profissional, um programador (PHP, ASP, etc.) e depender do conhecimento deste profissional pra sempre, pois geralmente cada um fazia do seu jeito e mudar de fornecedor significada começar tudo do zero. De um jeito ou de outro você ficava refém de alguém, mas ainda bem que este tempo acabou!

Não acredita? Veja o poder do trabalho colaborativo!

Já faz alguns anos que alguns grupos de desenvolvedores aprenderam que o trabalho colaborativo só tem benefícios. Vários destes grupos se juntaram para iniciar o movimento open-source (código aberto), onde ninguém é dono do programa e todos desenvolvem publica e voluntariamente para o bem da comunidade. Desta forma, qualquer pessoa pode escolher uma ferramenta open-source e usar gratuitamente em seus projetos pessoais ou profissionais, seja ela um membro ativo da comunidade ou simplesmente alguém que deseja se beneficiar com o fruto deste trabalho.

Atualmente existem várias plataformas para o gerenciamento de conteúdo online, como o WordPress, Joomla, Drupal, etc. – Estas plataformas são gratuitas e a comunidade mundial de desenvolvedores cresce a cada dia, fazendo com que fiquem cada vez mais funcionais, seguras e fáceis de usar. Tendo experimentado e testado a fundo uma série de plataformas de CMS (Content Management System) – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo – em 2005, optei pelo WordPress por perceber a facilidade de uso para meus clientes, que estariam diariamente lidando com a administração de seus próprios conteúdos. Hoje o WordPress é líder em instalações e tem a maior e mais ativa comunidade de desenvolvedores entre os CMS. Minha colaboração para a comunidade WordPress se dá na forma de traduções para o português brasileiro (pt-BR), tanto da plataforma em si, como de plugins e temas interessantes.

Site Grátis!? Onde eu assino?

Calma lá! Nem tudo são flores, sempre tem uma pegadinha. O sistema é grátis, sim, e tem muitos temas lindos e plugins fantásticos que também não custam nada. Mas a pegadinha está num requisito essencial para ter seu site com CMS: a hospedagem. Para que seu site exista na Web e esteja disponível 24/7 é necessário contratar um servidor de hospedagem, que é uma estrutura de supercomputadores conectados à internet, que alugam espaço e recursos para que seu site seja encontrado quando alguém digitar seu endereço (URL) ex: maternarum.com.br.

Como-atrair-clientes-para-o-seu-negocio-na-internetNormalmente os Blogs e sites gratuitos bancam sua hospedagem em troca da liberação para que eles coloquem propagandas no seu site. Desta forma ele ganham dinheiro para arcar com os custos da hospedagem, e lucros em cima do sucesso de suas publicações. Com uma hospedagem própria, este lucros podem ser seus se você quiser, mas iremos falar disso adiante. Lembre-se que também já conversamos anteriormente sobre outros problemas em usar WIX, Blogspot, etc.

Procurando profissionais confiáveis

Quando procurar alguém profissional para desenvolver seu website/blog, informe que você precisa que o site tenha alguns requisitos. Desta forma você saberá se a pessoa entende realmente do que está fazendo e ela saberá que você irá cobrar dela estes requisitos:

  • Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) – para que você tenha liberdade de publicar no seu Blog
  • Design Responsivo – deve funcionar adequadamente em qualquer resolução, incluindo dispositivos móveis (smartphones e tablets)
  • Padrões de Design para Web – programação com semântica correta para um SEO apropriado.
  • Possibilidade de publicação automática dos novos posts nas redes sociais – para economizar seu tempo e otimizar seu trabalho de divulgação das novidades
  • Google Analytics – para que você possa acessar os relatórios de visita do site e entender o que está atraindo seus visitantes

Como-atrair-clientes-para-o-seu-negocio-na-internetA Rede Maternarum tem mães empreendedoras como a Luciana Castro, proprietária da Connectro, que pode te oferecer atendimento personalizado em hospedagem e desenvolvimento de sites. Outras empresas como a Net Ambiente e a IPSE também tem planos de serviço de hospedagem para quem está começando e também podem indicar desenvolvedores parceiros.

Fotos profissionais dão mais credibilidade

Ter fotos com aparência profissionais não significa necessariamente contratar um fotógrafo profissional, mas requer um pouco de tempo e dedicação. Leia este artigo pra começar: Como tirar fotos profissionais do seu produto artesanal.

Assista o vídeo abaixo com dicas muito práticas, e depois confira o resultado das fotos tirada durante o vídeo.

Como-atrair-clientes-para-o-seu-negocio-na-internetSe se você ainda não se sente segura com seus resultados, ou se não tiver tempo e o equipamentos mínimo necessário para produzir suas fotos, conte com a Rede Maternarum para encontrar parceiras nesta área também.

A Rede Maternarum é feita por mães empreendedoras, como a Laiz Zotovici Martins da UV Studio, que é fotógrafa profissional e pode te dar muitas dicas de como tirar melhores fotos. Entre em contato!

Concentre seus esforços no que você faz melhor

Fazer tudo por conta própria e economizar algum dinheiro no processo pode ser muito tentador, mas lembre-se que o mais importante é o resultado final. Focar no seu negócio e contar com profissionais especialistas para te ajudar com sua divulgação pode economizar horas de aprendizado e garantir um resultado superior, o que no fim das contas te libera para fazer o que faz melhor, planejar sua produção e distribuição de seus produtos e serviços para atender a demanda que virá em breve, fruto de sua divulgação.

Email não é ferramenta de marketing, mas de relacionamento

Uma das maiores ilusões do Marketing Digital é acreditar que comprando uma lista de emails “quentes” irá atrair mais clientes. O Mailing é uma prática antiga de marketing e já se provou ineficiente, e até mesmo nociva, para quem a pratica. Uma lista segmentada de emails para relacionamento com seus clientes é uma forma de manter sua clientela nutrida com informações e lembrando de você a partir do você conhece de suas necessidades. Uma lista de email marketing para enviar propaganda a quem nunca ouviu falar de você é simplesmente SPAM!

Iremos falar disso em detalhes no Passo 5: Relacionamento.

Construindo uma base de Leads

Para montar uma base de contatos (Leads) para os quais você pode direcionar suas divulgações por email é algo relativamente simples, mas requer um pouco de trabalho. A lista pode ser construída a partir de eventos, contatos pessoais, promoções online, etc. A principal vantagem é que você sabe com quem está falando, e as pessoal que receberem seus emails saberão quem está enviando pois já se relacionaram com você pelo menos uma vez. A seguir iremos falar sobre como converter visitantes em Leads (contatos) a partir de conteúdos ricos que você mesma poderá produzir.

Passo 4: Transformar Visitantes em Clientes >

Related Articles

Qual a Diferença Entre Blog e Site para o Google?

Esta dúvida é mais comum do que você possa imaginar, e a resposta é bem simples na verdade. Os dois são muito parecidos, mas atendem funções diferentes. Um erro comum é acreditar que você só poder ter um ou outro, ou até mesmo que será necessário manter duas estruturas independentes. Hoje em dia é essencial para qualquer negócio ter um Blog dentro do seu Site, para manter seu público informado e manter o interesse de seus consumidores em sua marca, produtos e ofertas. Aprenda agora mesmo em detalhes qual a diferença entre Blog e Site.