Conheça o pior erro do planejamento de Inbound Marketing de Conteúdo

Você gostou do conceito do Inbound Marketing e já está investindo na metodologia de atrair visitantes para sua marca usando conteúdo relevante como forma de se conectar com seu público. Talvez já tenha montado algumas Landing Pages para gerar Leads e então se relacionar melhor com estes visitantes a fim de perceber as oportunidades de negócio. Infelizmente, como em muitas outras empresas, talvez você esteja cometendo o pior erro de planejamento de Inbound Marketing na hora de montar sua estratégia de Marketing de Conteúdo, mas está prestes a entender porque seus esforços ainda não estão gerando os resultados esperados.

Qual o maior erro no planejamento de Inbound Marketing?

No início da caminhada dentro do Inbound Marketing é natural queremos colocar em prática tudo o que já estamos aprendendo e também é natural esperar resultados imediatos. O que muita gente esquece é que o Inbound Marketing é um compromisso constante num processo de médio/longo prazo para fortalecer sua marca como uma referência em seu segmento de mercado até o pondo em que seja reconhecida como autoridade no assunto e apareça de forma orgânica nos resultados para as principais palavras-chaves que interessam para o seus clientes em potencial.Aula 1 - Marketing de Conteúdo e Atração Digital

Para começar logo, muita gente começa imediatamente a falar do que já sabe com o objetivo de criar um volume de conteúdo e aumentar sua visibilidade e consequentemente as possibilidades de se encontrado pelos visitantes.

Pense um pouco sobre os assuntos que você está escrevendo em seu blog atualmente. Talvez sejam aqueles nos quais você já tenha maior experiência e se sinta confortável em falar. Mas será que o seu potencial cliente está realmente enfrentando os problemas que você está abordando?

Indo direto ao ponto, o pior erro no planejamento de sua estratégia de Inbound Marketing éa escolha do conteúdo!

É muito fácil se iludir ao confiar somente na nossa própria experiência de mercado na hora de criar conteúdo relevante para o público. O nosso expertise é muito importante e pode ser interessante para algumas pessoas, mas será que os problemas que você levantou inicialmente são realmente as dores que os seus futuros clientes estão passando agora e buscando neste momento alguma solução na internet?

Como consertar se você começou errado: Aula 6 - Facebook Tornando-se relevante na maior rede social da históriaPesquise o seu público

Para que você possa entender o que é realmente relevante para o seu público não confie apenas no que você acha, mas use as ferramentas disponíveis para conhecer o que realmente o seu público está pesquisando e se coloque na frente para que seu conteúdo seja encontrado antes dos seus competidores.

Público Alvo / Target – O público alvo (ou target) é o grupo demográfico de interesse prioritário do seu negócio. Podem ser vários públicos, e se diferencial especialmente pelo perfil de consumo dos seus produtos e serviços. Por exemplo, uma loja de departamentos pode atender homens e mulheres, estão são dois públicos diferentes com necessidades e interesses específicos.

Aula 2 - A importância das Buyer Personas para o seu negócioPersona / Avatar – Uma representação fictícia de cada subgrupo dentro do seu público-alvo. Uma persona/Avatar ajudará você a manter o foco de suas publicações com conteúdos realmente relevantes para quem te interessa atrair. A importância de definir um Avatar/Persona é falar sempre a mesma linguagem direcionada e ter certeza de que o seu público está entendendo o que você está querendo comunicar.

Ferramentas sugeridas para entender seu público

Planejamento de Inbound Marketing de ConteúdoVeja abaixo uma série de ferramentas que usamos diariamente pois julgamos ser fundamentais para compreender melhor o público e seu consumo de conteúdo no na internet.

  • Gerador de PersonasGrátis – É importante ler um ebook e fazer uma pesquisa prévia antes de começar
  • Planejador de Palavras-chave do GoogleGrátis – Requer uma conta ativa do Google AdWords
  • SEM RushGrátis/Pago – Oferece informações limitadas nos relatórios na pesquisa gratuita
  • Árvore de Conteúdo – Grátis – Você mesmo pode desenhar uma árvore de conteúdo usando ferramentas de fluxograma, mapa mental ou simplesmente, uma listagem simples organizada

Aula 11 - Soluções Criativas para a Produção de Conteúdo na InternetFerramentas para medir seus resultados

  • Google Analitics – Grátis – Relatórios completos sobre as origens de trafego e comportamento dos seus visitantes.
  • Google Search Console – Grátis – Um pouco mais técnico mas permite saber quais pesquisas no Google estão trazendo visitantes par o seu site.
  • Facebook Insights – Grátis – Informações disponíveis na pagina de administrador do Facebook, permitem conhecer seu público atual e ajustar suas ações para os melhores dias e horários em que seu público realmente está online
  • Pinterest Analytics – Grátis – Informações sobre o desempenho de seus Pins, seguidores e outros dados importantes para medir o interesse do público
  • RD StationPago – Ferramenta completa para gestão de Inbound Marketing (Sugestão de temas para o Blog, relatório de SEO, Landing Pages, segmentação de Leads, disparo de emails ilimitados, automação de marketing e relatórios de metas/visitas/sociais).

Não somos só nós que estamos falando!

Assista o vídeo abaixo da GoMakers que fala exatamente sobre este mesmo problema.

Se você começou seu planejamento de Inbound Marketing de uma forma instintiva e sem nenhuma estratégia, não tem problema, não precisa jogar fora todos posts que você já fez, basta ajustar o conteúdo para que sejam informações úteis com soluções úteis para os problemas reais dos seus visitantes. Espero que, a partir de agora, seus visitantes possam encontrar realmente o que estão buscando com artigos relevantes e empolgantes, que ficarão relacionados à sua marca. Lembre-se sempre de responder as perguntas que realmente estão sendo feitas pelo seu público-alvo.

Gostou deste artigo? Comente abaixo e compartilhe com sua equipe e amigos.
Estamos ao seu dispor para ajudar na sua caminhada no Marketing Digital, entre em contato!


Gostou desse artigo? Use os comentários abaixo para contar suas experiências, dificuldades e dúvidas sobre este assunto.

Se esse conteúdo foi importante pra você, compartilhe também com seus amigos em seus grupos de relacionamento e redes sociais. Espalhe o conhecimento!

Rolar para cima