Escreva pouco, publique sempre e atualize seus posts antigos

Como divulgar minha empresa na internet-Maternarum-TeresaTeresa notou recentemente que vários de seus posts estão desatualizados, e também que alguns deles estão grandes demais, e talvez seus visitantes nem tenham lido até o fim. Com esta percepção, Renata decidiu que precisa melhorar sua estratégia de marketing online: escrever um pouco menos, publicar com mais frequência e revisitar seus posts antigos para atualizar os assuntos.

No ramo de desenvolvimento de software existe um conceito para garantir mais confiança e satisfação dos clientes: “deploy early and often” – que numa tradução livre seria algo como “solte [atualizações] cedo e com frequência”. Este conceito também vale para a produção de conteúdo em seu site/blog: publique pouca coisa de cada vez, mas poste sempre, para manter seu público interessado e lembrando de você.

Ninguém tem tempo de ler uma tese de doutorado pra saber que seu produto é ótimo. No entanto, a indicação de outras pessoas, o compartilhamento de posts interessantes e a quantidade de informações que seus visitantes encontrarem quando chegarem ao seu blog, são pontos essenciais para seu sucesso e melhorarão sua reputação como autoridade no assunto.

A metodologia do Inbound Marketing é a de atrair as pessoas para o seu conteúdo que responde às perguntas que diariamente são feitas nos mecanismos de busca. Quanto mais conteúdo você tiver, mais chances terá de ser encontrada, compartilhada e indicada em outros sites; e quanto mais links externos para o seu site, melhor o seu posicionamento nos resultados de busca. Por outro lado, sem conteúdo, como as pessoas encontrarão você?

Atualizando seus posts antigos

Conforme vamos escrevendo, produzindo novos textos e encontrando novos assuntos, é importante revisitar os posts antigos para perceber o que foi escrito – e como foi escrito – para manter a coerência, além de atualizar dados conforme necessário.

Talvez você note que mencionou um preço que mudou, ou colocou um link para algum site que não existe mais. Esses dados desatualizados podem levar seus visitantes a decisões erradas, ou a lugares inexistentes. Cada vez que isso acontece diminui a confiança em suas informações e a autoridade do seu site como referência no assunto.

Marketing online para divulgar minha empresa na internetTeresa aprendeu sobre o Marketing Online e sabia que precisava produzir conteúdo. Como não tinha muito talento pra fazer fotografias ou vídeos interessantes decidiu escrever dicas e receitas em seu Blog. No começo ela não escrevia com muita frequência, pois achava difícil expressar em palavras o conhecimento que tinha. Com o tempo ela se acostumou a produzir conteúdo e começou a gostar de escrever. Por causa de seu novo gosto pela escrita, às vezes Renata se empolgava, e escrevia textos muito longos. Recentemente ela aprendeu que os buscadores consideram relevantes as páginas com pelo menos 300 palavras, e que valorizam ainda mais as que tem mais de 1500 palavras, então começou a prestar mais atenção na quantidade de palavras de seus textos.
– Se 300 palavras é o suficiente, posso dividir alguns assuntos periféricos em séries de posts menores, e para os assuntos mais importantes e com potencial de gerar novos negócios, vou me dedicar mais e escrever 1500, 2000 palavras ou mais – concluiu.

*Para ter uma noção, este texto tem aproximadamente 525 palavras, então não é tão difícil assim alcançar estes números 😉

Curtiu este assunto? Participe da Palestra sobre Empoderamento Digital no Café Maternarum.


Gostou desse artigo? Use os comentários abaixo para contar suas experiências, dificuldades e dúvidas sobre este assunto.

Se esse conteúdo foi importante pra você, compartilhe também com seus amigos em seus grupos de relacionamento e redes sociais. Espalhe o conhecimento!

Rolar para cima