Skip to content

Como divulgar meu trabalho na internet e atrair mais clientes

Olá! Me chamo Dionizio Bach e sou especialista em empoderamento digital para negócios locais. Nesses mais de 20 anos como profissional de marketing online. muitas pessoas me perguntam: como divulgar meu trabalho na internet e atrair mais clientes? E já que realmente existem muitas opções, deixa eu explicar melhor para você aquelas que eu acredito que sempre irão funcionar.

Seu negócio na internet

A internet é uma rede mundial de pessoas e organizações conectadas pelos seus dispositivos eletrônicos: em geral, seus computadores, tables e smartphones. A internet é MUITO grande e livre, então é muito fácil se perder e não saber realmente o que é real ou falso.

A Internet pode funciona como uma enorme biblioteca, mas também como um imenso mercado aberto para todos os que desejarem publicar suas informações, serviços, produtos, etc. E para facilitar que as pessoas encontrem o que procuram nesse universo digital, foram desenvolvidas as ferramentas de busca, como o Google e o Bing, para mapear todos os sites públicos disponíveis por aí.

Atualmente mais de 95% das pessoas preferem usar o Google, pois ele se mostrou muito confiável, além de trazer as respostas mais relevantes para as perguntas que as pessoas fazer diariamente na internet. Além disso, as pessoas descobriram que podem se agrupar em redes sociais para se relacionar entre si e também encontrar dicas e indicações sobre os assuntos do seu interesse.

O uso das redes sociais variam de acordo com o perfil de cada grupo de pessoas. Algumas preferem o Twitter porque é mais resumido, outras preferem o Facebook pois tem muito mais opções, algumas gostam mesmo é do Instagram pois é mais ágil e visual. E não podemos esquecer do LinkedIn, que é o preferido por quem busca novas oportunidades profissionais. Isso só para citar algumas.

Em resumo, as pessoas usam as redes sociais em busca de relacionamento com seus familiares, amigos e outras pessoas e organizações com interesses comuns. Elas valorizam mais as experiências e informações relevantes vindas de fontes confiáveis, e compatilham as boas experiências com suas redes de contatos. No entanto, as redes sociais são fugazes e efêmeras, as pessoas as usam apenas enquanto lhes agrada, e inevitavelmente trocam por outra melhor que aparecer.

Como divulgar meu trabalho na internet?

Pra responder essa pergunta eu proponho uma reflexão: Como é o seu perfil de consumo na internet? Quando você precisa de alguma coisa, você recorre a quem? Algumas pessoas pedem indicações para conhecidos ou então em grupos e fóruns, mas a maioria sempre pesquisa mais informações de fornecedores numa ferramenta de busca, como o Google. É pouco provável que você pesquise por fornecedores somente nas redes sociais. Eu também acredito que você não goste de seguir páginas/perfis de empresas que ficam apenas publicando ofertas, sem oferecer nenhuma experiênca real de valor.

Se seguirmos essa lógica, o melhor lugar para divulgar o seu negócio é no Google então? A resposta é sim, e não. Imagine que o Google fosse como uma lista telefônica, onde só aparece nela quem tem um telefone. O Google faz apenas umm mapeamento do que já existe online, isso significa que o seu negócio precisa primeiro existir na internet. E pode ser ue já exista. Experimente pesquisar pelo nome do seu negócio no google e verifique se o seu neomen já não aparece listado em diversos outros sites (guias locais) mesmo sem você saber disso. Entre os principais guias locais, podemos mencionar o Foursquare (usado pelo Waze), Yelp!, Kekanto, Trip Advisor, entre tantos outros.

Existem tantos guias locais que já podem trazer clientes suficientes para o seu negócio, e a própria Google facilita a nossa vída através do Google Meu Negócio (Google Maps). Esse é o ponto de partida para aparecer bem posicionado na pesquisa Google, pois é geralmente o primeiro resultado que aparece quando as pessoas já conhecem o seu nome. Reivindicado ou criando uma ficha no Google Maps você garante que seu negócio seja encontrado com as informações atualizadas e imagens oficiais da sua marca (fotos e vídeos). Sua ficha do Google Maps ainda pode ter um Tour Virtual 360° da sua estrutura, para gerar mais credibilidade e encantar os clientes em potencial antes de sairem de casa.

Com isso podemos concluir que os guias locais já seriam suficientes para nos divulgar gratuitamente na internet. Mas continue lendo…

Ter site ou não ter… eis a questão.

Para que o seu negócio possa crescer e se divulgar como quiser, sem depender das regras que os guias locais ou redes sociais definem, o único caminho é ter o seu próprio site. E mais importante que isso, é essencial ter o seu endereço único, chamado domínio. Por exemplo: empoderamentodigital.com é o nosso dominio, onde temos um site e vários e-mails profissionais vinculados a ele. No seu site você poderá realmente responder as perguntas que os seu público está fazendo e se transformar numa referência de autoridade em sua área de atuação.

Você pode até achar que ter um site é caro (e alguma vezes é mesmo), mas não precisa ser. Pela minha experiência eu afirmo que isso é um mito, e considerando o benefício que ele trará a médio/longo prazo para o seu negócio, o investimento num site é muito barato. O mais importante agora e você garantir um endereço permanente que represente a sua marca na internet, e assim o Google e seus clientes sempre saberão onde te encontrar.

No Brasil, a melhor forma de começar é pesquisando a disponibilidade do seu endereço no site registro.br . Lá mesmo você poderá registrar seu domínio e o único custo imediato que você terá para criar e manter o seu endereço na internet é de R$40 / ano, e você nem precisa contratar uma hospedagem ainda.

Depois de ter criado o seu domínio o próximo passo será contratar uma hospedagem, para construir seu site e instalar um sistema fácil para gerenciar seu conteúdo. Eu recomendo o WordPress, pois é gratuito e pode ser espandido com muitos novos recursos conforme a sua necesidade, desde um simples blog até lojas virtuais e outros sistemas ainda mais complexos. Com o seu site/blog no ar só falta colocar conteúdo relevante que responda as perguntas que os seus clientes estão fazendo nos mecanismos de busca. Esse conteúdo é o seu patrimônio online e permanecerá no seu site, continuamente atraindo novos visitantes, por quanto tempo você desejar.

OK, site + redes sociais. Mas por onde começar?

Até aqui vimos que seu negócio precisa de um lugar próprio e adequado onde possa atrair e se relacionar com seu público. Isso não significa que tenha que ser num site. Você pode começar nas redes sociais, pode até incluir o YouTube se você se sente à vontade em usar vídeos (e repara bem que nesse aqui eu nem apareço). No entanto, sua estratégia pofissional deve incluir um site em seu domínio, pois o seu site lhe trará liberdade e a credibilidade que você precisa perante o seu público.

A percepção de valor muda quando interagimos com uma marca que mantém um site, mesmo que apenas informativo, geralmente confiamos mais nesses negócios do que naqueles que mantém apenas perfis gratuitos em redes sociais. Além disso, queremos que as pessoas nos encontrem a qualquer momento, a partir de qualquer lugar da internet, seja vindo de uma pesquisa feita nos buscadores ou de qualquer outra rede social, e não apenas aquelas que você usa com frequência. Um site pode ser divulgado amplamente, sem nenhum tipo de restrição.

Aliando essas duas estratégias: Um conteúdo relevante e direcionado para quem procura no Google pelo que você tem, e um relacionamento com as pessoas do seu público nas redes sociais em que elas estão, você já estará caminhando muito bem para uma divulgação poderosa e crescente na valorização do seu negócio em seu segmento de mercado. Depois disso você poderá evoluir para outras técnicas e metodologias como Inbound Marketing, que incluem geração de Leads, e-mail marketing, mídias pagas, etc.

Por isso lembre-se: o seu site é a sua casa, um endereço permanente onde você é quem define as regras, use-o para atrair as pessoas e fazer suas publicações e ofertas; em paralelo use suas redes sociais como espaço de relacionamento verdadeiro com o seu público enquanto eles ainda estiverem por ali.

Leituras adicionais

O Google deve mostrar o seu negócio, você precisa aparecer lá, e pode até usar o recurso de links patrocinados que ele oferece se quiser e puder se diferenciar através de mídias pagas. E as redes sociais também oferecem algo semelhante, veiculando publicidade paga direcionada para as pessoas que tem um perfil de acordo com os seus objetivos. Saiba mais sobre as mídias pagas.

Para o Google posicionar bem o seu site você precisa ter muitos links externos para o seu domínio. Uma forma de fazer isso gratuitamente é estar listado em vários guias locais, como o próprio Google Meu Negócio. Esses guias locais também são um termômetro da qualidade dos seus serviços/produtos para potenciais clientes. Saiba mais lugares onde o seu negócio pode aparecer na internet gratuitamente.

Siga também esses links para entender melhor a diferença entre site e blog, e os como fazer um site barato.


Gostou desse artigo?

Conte suas experiências e tire suas dúvidas usando os comentários abaixo. Compartilhe esse conteúdo com outras pessoas empreendedoras de sua rede de contatos para que possam aprender e melhorar os resultados de seus negócios!

Deixe um Comentário





Scroll To Top