Site responsivo – Google valoriza designs otimizados para dispositivos móveis

Site responsivo mobile first Web Design mobile-fiendly SEO smartphones tablets - Empoderamento Digital

Post original escrito por Doantam Phan, gerente de produtos Google em 04 de novembro de 2016

Hoje em dia, a maioria das pessoas está pesquisando no Google usando um dispositivo móvel. No entanto, nossos sistemas de classificação ainda analisam a versão para desktop do conteúdo de uma página para avaliar sua relevância para o usuário. Isso pode causar problemas quando a página para celular tem menos conteúdo que a página para computador, porque nossos algoritmos não estão avaliando a página real vista por um pesquisador para celular.

casal-homem-mulher-jovem-ônibus-celular-feliz-smartphone

Para tornar nossos resultados mais úteis, iniciamos experimentos para tornar nosso índice móvel primeiro. Embora nosso índice de pesquisa continue sendo um único índice de sites e aplicativos, nossos algoritmos acabarão por usar principalmente a versão móvel do conteúdo de um site para classificar páginas desse site, entender dados estruturados e mostrar trechos dessas páginas em nosso resultados. É claro que, embora nosso índice seja construído a partir de documentos móveis, continuaremos a criar uma ótima experiência de pesquisa para todos os usuários, sejam eles de dispositivos móveis ou de desktop.

Entendemos que essa é uma mudança importante em nossa indexação e que levamos a sério. Continuaremos experimentando cuidadosamente nos próximos meses em pequena escala e intensificaremos essa alteração quando tivermos certeza de que temos uma ótima experiência do usuário. Embora estejamos apenas iniciando esse processo, aqui estão algumas recomendações para ajudar os webmasters a se prepararem à medida que avançamos em direção a um índice mais focado em dispositivos móveis.

Web-Design-responsivo-mobile-first-fliendly-smartphone-tablet-celular-computador-Empoderamento-Digital

Site responsivo, mobile-first, mobile-friendly – Como se preparar

  • Se você possui um site responsivo ou um site de veiculação dinâmico, em que o conteúdo e a marcação principais são equivalentes em dispositivos móveis e computadores, não é necessário alterar nada.
  • Se você tiver uma configuração de site em que o conteúdo e a marcação principais sejam diferentes em dispositivos móveis e computadores, considere fazer algumas alterações no site.
    • Certifique-se de fornecer marcação estruturada para a versão para computador e para celular.

      Os sites podem verificar a equivalência de sua marcação estruturada em computadores e dispositivos móveis digitando os URLs de ambas as versões na Ferramenta de Teste de Dados Estruturados e comparando a saída.

      Ao adicionar dados estruturados a um site móvel, evite adicionar grandes quantidades de marcação que não são relevantes para o conteúdo de informações específicas de cada documento.
    • Use a ferramenta de teste robots.txt para verificar se sua versão para celular está acessível ao Googlebot.
    • Os sites não precisam fazer alterações em seus links canônicos ; continuaremos usando esses links como guias para fornecer os resultados apropriados a um usuário que pesquisa no computador ou no celular.
  • Se você é proprietário de um site que apenas verificou o site para computador no Search Console, adicione e verifique sua versão para celular .
  • Se você tiver apenas um site para computador, continuaremos a indexar seu site, mesmo que estejamos usando um agente de usuário móvel para visualizá-lo.

    Se você estiver criando uma versão móvel do seu site, lembre-se de que um site funcional para desktop pode ser melhor do que uma versão móvel quebrada ou incompleta do site. É melhor criar seu site para celular e iniciá-lo quando estiver pronto.  

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco através dos fóruns para webmasters ou de nossos eventos públicos . Prevemos que essa alteração levará algum tempo e o atualizaremos à medida que progredirmos na migração de nossos sistemas.

Atualização

A partir de 17 de maio de 2018 a maioria das solicitações de rastreamento do Google para os sites já são feitas com um rastreador para dispositivos móveis.

Precisa de ajuda para melhorar o design ou proteger seu site? » 360°Sites

Compartilhe este artigo com seus amigos e comente abaixo suas experiências de melhora com SEO usando um site responsivo.


Gostou desse artigo? Use os comentários abaixo para contar suas experiências, dificuldades e dúvidas sobre este assunto.

Se esse conteúdo foi importante pra você, compartilhe também com seus amigos em seus grupos de relacionamento e redes sociais. Espalhe o conhecimento!

Rolar para cima