LinkedIn Ads, Facebook Ads, Google Ads ou Instagram Ads? Qual é o melhor?

Anunciar no LinkedIn Ads, Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads.jpg

LinkedIn Ads, Facebook Ads, Google Ads ou Instagram Ads. Em qual deles você deve anunciar? Já adianto que não existe uma regra geral, pois cada negócio funciona de uma maneira diferente. Mas, existem sim fundamentos:

01) Entenda quem é o seu público-alvo

Aula 2 - A importância das Buyer Personas para o seu negócio

Antes de definir o que você quer vender, é essencial você entender quem é o seu público-alvo. E não basta apenas achar quem provavelmente vai comprar de você, é necessário criar um perfil do seu público, a ponto de ter informações mais precisas. E para fazer isso, você vai puxar o histórico das características dos seus últimos clientes.

Essas informações são importantes, pois nas redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, nós temos uma segmentação extremamente precisa, porque a plataforma conhece tudo sobre nosso comportamento.

Assim, é essencial primeiro entender quem é o seu público-alvo, para, somente depois, poder selecionar os canais que você vai utilizá-lo para impactá-lo, pois haverá um fundamento que justifique a sua tomada de decisão.

02) Defina muito bem o comportamento do consumidor com a plataforma

Aula 6 - Facebook Tornando-se relevante na maior rede social da história

Para você selecionar qual ou quais dessas ferramentas escolher, com base nas características do seu público, você precisar antecipar o comportamento de compra dos seus consumidores.

E isso eu digo, pois, muitos fatores podem interferir, como a frequência que o público usa a rede social, quais sãos as possibilidades de interação com o seu anúncio.

E, um dos mais fundamentais: quais são os dados sobre os usuários da rede social que você vai anunciar

Dê uma conferida no link no final da descrição, para saber mais sobes os dados das plataformas.

03) Estruture a oferta de seu produto ou serviço, com base no canal.

Planejamento dos Conteúdos

Agora que você já entende do seu público e qual vai ser o comportamento dele dentro das redes sociais, você precisa definir qual será a sua oferta para o tipo de serviço ou produto que deseja oferecer.

Assim, vale a pena você conhecer mais sobre a parte técnica da plataforma que você prefere usar ou já tem preferência. Por experiência própria, eu digo que Instagram, Facebook e LinkedIn são mais práticas para anunciar.

Isso porque, você não tem tantas variáveis e segmentações de anúncios, se comparado ao Google Ads, que, só ele, tem 6 ferramentas diferentes para você anunciar.

Por isso, se você não tem nenhum conhecimento em anúncios, comece pelas redes sociais, como Facebook ou Instagram, que vão ser mais práticos para iniciar

04) Entenda a finalidade de cada rede social:

Aula 5 - Posicionando seu negócio nas Redes Sociais certas

Normalmente, quando estamos falando de anúncios em redes de pesquisa do Google Ads, que são os anúncios mais comuns que aparecem quando você pesquisa algo, eles são mais voltados ao momento de compra.

No caso do Facebook, ele pode ser utilizado tanto para branding, ou seja, a parte de descoberta da sua marca, quanto para vendas. Mas eu vejo ele sendo muito mais utilizado para a venda.

Já, no caso do Instagram, eu vejo, como de longe, a melhor rede social para você investir no branding da sua marca, ou seja, fazer as pessoas conhecerem a sua marca e criarem um relacionamento.

05) Saiba definir o seu canal, conforme o seu orçamento.

Aula 11 - Soluções Criativas para a Produção de Conteúdo na Internet

Cada mídia tem o seu estilo de cobrança, e você precisa saber jogar com o que você tem à disposição e o que cada ferramenta de cobra.

Por isso, eu já te adianto. Facebook Ads e Instagram Ads, por experiência própria, são as plataformas mais baratas para anunciar, em que você pode ter um retorno sobre o investimento, a menores custos.

O Google Ads em rede de pesquisa ou display são alternativas também, mas eu entraria no Google caso você tenha um orçamento um pouco maior. O mesmo vale para o LinkedIn, pois o custo por clique em anúncio é maior, devido à qualidade dos leads dentro da rede.

Veja esse vídeo sobre Google Ads, Linkedin, Facebook e Instagram

Link para os dados completos das redes sociais:
https://sproutsocial.com/insights/new-social-media-demographics/

Me siga nas redes sociais para outros conteúdos:


Gostou desse artigo? Use os comentários abaixo para contar suas experiências, dificuldades e dúvidas sobre este assunto.

Se esse conteúdo foi importante pra você, compartilhe também com seus amigos em seus grupos de relacionamento e redes sociais. Espalhe o conhecimento!

Rolar para cima