Golpe do Facebook Messenger: o que acontece quando você clica no link
Examinamos o link de um esquema de phishing do Facebook Messenger para descobrir do que realmente se trata, para que você não precise fazer isso.
Tradução do original em www.hongkiat.com/blog/facebook-messenger-scams/
Um esquema de phishing generalizado tem circulado no Facebook há algum tempo, tornando-se cada vez mais irritante, como evidenciado pelas mensagens que recebemos. Resolvemos escrever um artigo sobre isso, explicando o que é, para que quem estiver lendo não se deixe enganar.
Esse golpe envolve uma mensagem no Facebook Messenger, alarmando você falsamente sobre o status da sua conta do Facebook. Transmite um senso de urgência, sugerindo ação imediata para evitar que sua conta seja bloqueada ou encerrada pelo Facebook.
Essas mensagens fraudulentas vêm em várias formas. Normalmente apresentando um logotipo Meta ou um ícone genérico relacionado ao suporte, esses golpes afirmam falsamente que sua página do Facebook violou as leis de direitos autorais ou as políticas do Facebook. Eles exigem atenção imediata no título ou na linha de assunto.
Abaixo estão alguns exemplos:
Se você ignorar essas mensagens, os nomes dos remetentes geralmente mudam para “Usuário do Facebook” depois de algum tempo e suas mensagens ficam indisponíveis quando são denunciadas por outros usuários.
Por curiosidade, decidimos clicar numa destas mensagens para saber o seu motivo e onde nos levaria. Aqui está um exemplo da aparência de uma das mensagens.
Os sinais de alerta geralmente são levantados quando há um link, especialmente se ele parecer duvidoso e não for originário de meta.com ou facebook.com , mas sim de algum site aleatório ou imitativo.
Se você receber tal mensagem, evite clicar em qualquer link e denuncie-o como spam.
A mensagem, supostamente do MetaCopyright Appeal , afirmava que precisávamos resolver um problema de direitos autorais clicando em um link para falar com o suporte do Meta. O remetente exibiu um logotipo Meta e levou a uma página de perfil do Facebook quase vazia.
Seguimos o link e ele nos redirecionou para uma página de destino de phishing semelhante à central de ajuda empresarial Meta, onde a única opção é clicar em “Entre em contato com o suporte”.
Clicar nele abriu uma nova janela com outro URL estranho, parecido com o seguinte. Sua única opção aqui é entrar em contato com a equipe de suporte, então clicamos em Avançar e prosseguimos.
Em seguida, você será solicitado a inserir seu número de telefone, endereço de e-mail, data de nascimento e clicar em enviar – eles são supostamente necessários para resolver o seu problema.
Depois de fornecer essas informações, você será solicitado a inserir sua senha do Facebook.
Inserimos uma senha falsa, que então iniciou um processo de “validação de informações”.
Essa validação demorou muito e acabou declarando “senha incorreta”. Suspeitamos que durante esta chamada verificação, ele tenta fazer login na conta do Facebook ou tentar recuperar a conta usando as informações fornecidas anteriormente.
Portanto, se você receber essas mensagens no Messenger, denuncie-as como spam e bloqueie o remetente. Clicar no link e fornecer as informações solicitadas pode fazer com que sua conta do Facebook seja comprometida e assumida.
Fique atento e seguro!
Tradução do original em https://www.hongkiat.com/blog/facebook-messenger-scams/