Pular para a barra de ferramentas

Como gravar vídeo e áudio com qualidade profissional em casa

Gravar-video-e-audio-em-casa-com-qualidade-profissional-ED

Quer aprender como gravar vídeo e áudio com qualidade profissional em casa? Leia essa tradução livre que fiz do artigo original Recording Pro-Quality Video and Audio at Home que encontrei em Kajabi no dia 02/04/2020 (durante a quarentena do COVID-19). 🏠 #FiqueEmCasa

Dicas simples para usar o que você já possui

Recentemente, Ira Glass – apresentador do This American Life, um dos podcasts mais populares do mundo – compartilhou uma foto dele gravando um novo episódio. Como o resto de nós, Ira está praticando o distanciamento social.

O que significa que não há acesso ao seu estúdio de gravação normal.

A solução dele? Grave em casa, em um armário .

Não é uma idéia tão ruim. Outros profissionais renomados como Jimmy Fallon também estão gravando a partir da segurança de suas casas.

E, como se vê, muitos (se não a maioria) dos produtos mais vendidos em Kajabi incluem vídeos que foram filmados nas casas dos criadores. Ao configurar seu ambiente adequadamente, você pode gravar áudio e vídeo com qualidade profissional – tudo sem um estúdio de gravação profissional.

Nesta postagem, abordaremos todos os conceitos básicos de como maximizar a produção e a qualidade do vídeo em casa. E não se preocupe, os recursos de iluminação e o equipamento de vídeo que abordamos aqui são itens que você provavelmente já possui! 

Comece com o conteúdo

Muitos criadores de cursos para iniciantes passam mais tempo se preocupando com a tecnologia de gravação do que com seu conteúdo. Mas o oposto deve ser verdadeiro.

Seu conteúdo é mais importante. As pessoas assistirão a vídeos com qualidade inferior à profissional se o conteúdo agregar valor.

Cole Johnston – Especialista em Produção de Vídeo

Antes de começar a filmar, dedique o tempo certo para desenvolver seu conteúdo e torná-lo o mais valioso possível. Uma regra prática é: “Faça seu conteúdo valer 10 vezes mais do que você está cobrando”.

Câmera e equipamento

Você precisa investir em uma câmera DSLR de US$ 2000 e um microfone profissional?

Não! 

Na verdade, você provavelmente tem uma câmera pronta para gravar seu no bolso agora mesmo.

Eu sempre digo às pessoas se elas estão apenas começando, comece com o seu smartphone. Hoje em dia os smartphones são muito bons. Eles têm 4k, 60 quadros por segundo – é poderoso! Além disso, você já sabe como fazê-lo. É algo familiar para você.

David Hinchman – Líder de Produção de Vídeos

Não possui um tripé especial para smartphones? Sem problemas.

“Se você não tem um tripé, você só precisa montar algo”, disse Dave. “Use uma prateleira e apóie-a, aponte a tela em sua direção e veja facilmente onde está seu enquadramento.”

Iluminação

A iluminação adequada chama a atenção para você, o orador. (E tem o benefício adicional de desviar a atenção de qualquer confusão que possa ter acumulado durante o distanciamento social!)

Use a luz da janela onde puder

A iluminação da sua foto com a luz da janela é gratuita, facilmente acessível e produz cores precisas, incluindo tons de pele perfeitos.  

Existem algumas desvantagens, como ter menos controle sobre a luz que entra e também onde as janelas estão localizadas em sua casa. A luz da janela pode mudar durante o vídeo se você mora em uma área particularmente nublada.

“Se você tem uma janela com uma cortina branca, isso difunde e suaviza muito a luz, fazendo com que pareça muito boa”, disse David.

Para obter os melhores resultados das filmagens em casa, certifique-se de:

  • Fotografe no mesmo horário todos os dias, de manhã cedo, enquanto a luz é suave ou ao meio-dia, quando o sol mantém sua posição por mais tempo.
  • Posicione-se para que você tenha luz natural da janela entrando de um lado. Olhar diretamente para a janela ou colocá-la atrás de você resultará em uma luz muito dura ou com um efeito desagradável de silhueta!
  • Desligue as lâmpadas que não são da luz do dia para que as cores não tomem um tom áspero na pele.

As lâmpadas podem funcionar… se você tiver cuidado

Se você quiser complementar sua fotografia com luz adicional, ou se não tiver uma janela disponível, use uma lâmpada de mesa com uma lâmpada de luz do dia! Evite usar lâmpadas incandescentes, pois o brilho laranja emitirá uma tonalidade alaranjada no rosto e nas roupas, tornando novamente os tons de pele não naturais.

Posicione a lâmpada da mesa ou outra fonte de luz doméstica ao lado, fora da moldura e longe o suficiente para que a luz não seja tão forte para o seu rosto. Uma ótima maneira de ajudar nesse atenuação da luz (ou “difusão”) é adicionar um lençol branco, cortina de chuveiro ou fronha na frente da luz. Você também pode fixar um abajur no lugar que pode suavizar a luz direta.

Iluminação para gravação em casa
Imagem: Kajabi

Captura de áudio com som profissional

Ter um som de alta qualidade nos vídeos do curso pode ser igualmente importante – se não mais importante – do que o vídeo de alta qualidade. A baixa qualidade de áudio tem um impacto maior sobre a imersão dos seus visitantes do que a qualidade ou a iluminação do vídeo. 

“Sou um defensor do áudio”, disse Irene Pavico-Tsukayama, líder de produção de vídeo ao vivo da Kajabi. “Eu aprendi ao longo dos anos que as pessoas têm maior probabilidade de permanecer por mais tempo e prestam atenção ao seu conteúdo se o áudio for bom. Eu assisti a vários tutoriais do YouTube que foram úteis, apesar de não serem os melhores vídeos, mas a qualidade do áudio é incrível. ”

Portanto, antes de acabar e comprar uma nova câmera que custa milhares de reais para melhorar a qualidade do seu vídeo, tente estas etapas simples para obter o melhor som (e, portanto, a qualidade geral) do equipamento que você já possui.

Tente começar com o equipamento que você possui

Em vez de escolher entre uma lista de “microfones econômicos” que variam a partir de US$ 300, concentre-se em maximizar o áudio que entra em sua webcam, smartphone, câmera de laptop, câmera de vídeo, etc. 

No momento, embora os atrasos no envio on-line sejam comuns e muitas lojas não essenciais estejam fechadas, você tem uma grande oportunidade de dominar o hardware que já possui. Por que comprar equipamentos que você nem precisa ou sabe usar?

A líder de produção de vídeos ao vivo de Kajabi, Irene Pavico-Tsukayama, oferece ótimos conselhos para todos que gravam em casa: 

Dica super importante antes de começar a gravar um vídeo longo, especialmente se você estiver usando um microfone externo: verifique se o áudio está sendo gravado. Aperte o registro, teste o áudio, aperte o botão parar e toque. É um ótimo hábito para desenvolver e que eu sempre implemento a cada sessão.

Reduza o eco no seu ambiente

Você já reparou como uma sala sem mobília tem um eco alto e alto, enquanto apenas colocar um tapete pode amenizar pela metade? 

Tornar o áudio o mais limpo possível faz uma grande diferença na qualidade percebida dos seus vídeos. Isso significa que os melhores microfones que você pode comprar são aqueles que eliminam efetivamente o eco e o ruído de fundo. 

Você também pode configurar seu ambiente para áudio de alta qualidade. Para fazer isso, tente o seguinte:

  • Pendure alguns cobertores ou toalhas ao lado do seu rosto. Certifique-se de pendurá-los o mais próximo possível, sem estar na foto ou na luz de bloqueio.
  • Coloque outro cobertor ou toalha no chão, embaixo dos pés.
  • Pendure mais um cobertor ou toalha atrás do microfone. Isso evita que sua voz rebata pela sala antes de alcançar o microfone do seu smartphone ou outra câmera.
Captura de Som em casa
Imagem: Kajabi

Obviamente, começar em uma sala com a menor quantidade de eco possível o preparará para os melhores resultados!

Seguir estas dicas significa que você não apenas obterá excelente áudio para o seu vídeo, mas também poderá reutilizá-lo. “Ao garantir uma ótima qualidade de áudio, você terá a opção de redirecionar seu conteúdo para um podcast ou uma versão em áudio da sua aula, se estiver em Kajabi”, disse Irene.

Compondo vídeo como profissionais confiantes

Muito parecido com o áudio, o componente de qualidade de vídeo é igual à configuração e equipamento das peças. 

Concentre-se em compor sua fotografia com um bom fundo sem bagunça. Adicionar alguns itens pessoais relacionados ao seu negócio ou que representam quem você é pode conectar seu público. Uma caneca divertida sobre a mesa ajuda bastante na construção da afinidade com a marca. 

Com sua luz e seu som definidos, a única peça restante é apenas garantir que o seu espaço de filmagem seja arrumado, consistente e acima de tudo que represente você.

“Você quer que a câmera fique no nível dos olhos – esse é o tipo mais natural de aparência”, disse David. “Se a câmera é mais baixa que você e você está olhando para ela, é uma foto intimidadora. E se está acima de você, e você está olhando para ela, você parece menor.

Obter a configuração técnica é uma coisa, mas parecer confiante na câmera é outra. 

“Não pense demais, não analise demais”, disse Esteban Robinson, líder de fotografia de Kajabi. “Apenas faça o que parecer natural. Porque se não o fizer, vai aparecer na câmera.”

Quando sua câmera já está configurada e pronta para ser usada, você fica livre para se concentrar no que vai capturar. “Eu meio que configuro e esqueço”, disse Esteban. “As câmeras hoje já possuem recursos muito bons. O ponto principal não é focar nas capacidades técnicas da câmera, mas focar na aparência de alguém e contar uma história em particular. ”

“Quando começamos a filmar, eu já sei que as primeiras tomadas provavelmente não serão ‘as boas'”, disse Esteban. “Mas você nunca sabe! É só ficar confortável com a câmera. Aceite o fato de que essas fotos (ou vídeos) provavelmente não serão as melhores, mas são um aquecimento. Planeje gastar uma hora no processo.”

Outra maneira de se sentir confortável na câmera é agir como se estivesse falando com um alguém específico. 

Pense na pessoa que você poderia ajudar com as informações que está filmando e finja que ela está atrás da câmera/telefone. Mantenha contato visual e pessoal, como se estivesse falando apenas com essa pessoa. Isso realmente ajudará seu público a se conectar com você. ”

Irene Pavico-Tskayama – Líder de Produção de Vídeos ao Vivo

Mas … o que você faz com as mãos?

Se você se sentir desconfortável gesticulando com as mãos enquanto fala, deixe-as fora de cena. Segundo David, tudo o que você precisa fazer é se posicionar mais perto da câmera … Problema resolvido.

Cada vídeo é melhor que o anterior

Como tudo no seu negócio, seus vídeos ficarão melhores com a prática. Além disso, o melhor dos cursos digitais é que você pode adicionar e atualizar conteúdo a qualquer momento. 

Então, se você quiser, poderá regravar e atualizar seus vídeos à medida que melhorar.

A melhor maneira de criar vídeos profissionais de alta qualidade é simples: comece. Experimente a iluminação em sua casa. Veja se você pode adicionar cortinas para difundir a iluminação forte da janela. E pratique sentindo-se confortável e confiante na câmera.”No fim de tudo, você precisa se superar”, disse Esteban. “Se você está num negócio em que terá que aparecer, basta pegar a câmera e mostrar o seu melhor.”

Fonte: Kajabi


Gostou deste assunto? Comente sobre os pontos que mais te chamara atenção. Não esqueça se compartilhar o link desse artigo nos seus grupos de relacionamento e redes sociais.

Quer saber mais? Leia também outros artigos sobre Marketing de Conteúdo.

Related Articles