Flywheel Marketing – Conceito que pode gerar resultados automatizados

O sonho em marketing de todo empresário é descobrir uma forma de divulgação automatizada, com o mínimo de custo e o máximo de resultado. No entanto, esperar que exista uma fórmula mágica de resultados digitais, sem planejamento e trabalho diligente, seria tão ilusório quanto acreditar na fonte da juventude. O que existe de fato é uma linha de trabalho que permite desenvolver uma fonte de resultados a longo prazo, desde que inicialmente seja impulsionada e mantida até o ponto da auto-suficiência. Este é o princípio do efeito Flywheel Marketing, um conceito que permite criar um gerador de resultados que irá se manter com pouco esforço depois de implementado.

Mas o que é um Flywheel?

O Flywheel é um aparato industrial que permite acumular uma determinada energia, e no decorrer do tempo recuperar esta energia de volta, tornando o sistema auto-suficiente. O esforço para o impulso inicial é imenso, mas a manutenção desta fonte permanente de energia é mínima a longo prazo. Depois de alcançado o ponto de ruptura basta alimentar o sistema com pouco esforço para receber mais energia.

Sabemos que para mudar uma situação é necessário um movimento, e todo movimento requer algum tipo de esforço externo para poder escapar da inércia. A inércia é o primeiro princípio da dinâmica – desenvolvido por Galileu e confirmado por Newton – e define que um objeto permanece no mesmo estado dinâmico (parado ou em movimento) até que outros fatores externos o forcem a mudar de um estado para outro.

efeito-flywheel-marketing-patinadora-de-geloAs patinadoras de gelo, que fazem maravilhosas piruetas nos jogos olímpicos, contam com a inércia para manter-se em movimento já que estão lutando contra o atrito e a resistência do ar. Ao observarmos seu esforço e performance durante uma exibição, logo reparamos que há um enorme esforço inicial para sair da posição inicialmente parada até alcançar uma certa velocidade em movimento. No entanto, o esforço posterior para manter ou aumentar a velocidade, já em movimento, é muito menor. A inércia permite à atleta usar sua estrutura física para criar posições, saltos e acrobacias, bastando apenas alguns passos, com pouco esforço, para alcançar uma performance ainda maior.

Como funciona o Flywheel Marketing?

Considerando o prazo de retorno das iniciativas de marketing digital podemos dizer que o marketing de conteúdo realmente precisa de maior esforço inicial, mas também garante o melhor retorno permanente ao longo do tempo, com pouca manutenção. Na prática, isso quer dizer:

  • Site = Requer pouco esforço para publicação e pode ter um retorno rápido com alto investimento em publicidade.
  • Site + Links Patrocinados = Esforço médio para gerar as campanhas especializadas e retorno alto enquanto durarem as campanhas.
  • Site/Blog + Marketing de Conteúdo = Alto esforço inicial para fortalecer o domínio até ser reconhecido como autoridade/referência no assunto, mas depois o esforço é mínimo para manter a roda girando e o retorno é alto e permanente.

efeito flywheel no marketing - plantar pra crescerPara alcançar o Efeito do Flywheel Marketing usando seu conteúdo é necessário ter a paciência de um jardineiro. Ele escolhe o terreno, prepara a terra, planta a semente, rega e aduba o jardim, sabendo que em algum momento verá o broto e futuramente colherá as flores e frutos de sua empreitada. Portanto, para a tarefa de conseguir manter seu site nos primeiros resultados do Google por muito tempo, é necessário fazer 3 ações muito práticas:

1. Não Desista!

O esforço inicial no Marketing Flywheel é realmente grande e não é possível dar um prazo exato de retorno do seu investimento pois o SEO depende tanto de fatores internos quanto externos. Então, não desanime no começo – nem no meio – pois todo o esforço terá sido em vão. Se você já se decepcionou com a falta de resultados em tentativas anteriores, não deixe suas experiências ruins te afastarem do objetivo final. Esteja disposto a experimentar e aprender com seus erros, o importante é melhorar constantemente. Seja paciente!

2. Aprenda Como Funcionam Suas Ferramentas

Seu site/blog será o catalizador de sua estratégia de Inbound Marketing, mas ele deve reverberar nas redes sociais, newsletters e no próprio website. Aprendendo como publicar adequadamente do site/blog para os seus outros canais de relacionamento ampliará com sucesso exponencial seu poder de atração e influência nas mídias sociais. Tente perceber a mecânica do marketing de impulsão (efeito flywheel) em cada um de seus canais.

3. Invista a Longo Prazo

Os resultados esperados pelo Marketing de Conteúdo – e os efeitos do Flywheel Marketing – só serão conquistados pelos que tiverem a perseverança e diligência necessárias para vencer os primeiros momentos sem nenhum resultado aparente. Também não se deixe levar pela euforia das primeiras páginas que aparecerem nas top 100. A meta é ter suas principais palavras-chave nas top 10 – idealmente nas top 3 – e isso leva tempo, e ainda algum esforço, mas a curva já começa a subir. Vencida a barreira do impulso inicial, o esforço para manter a roda girando será cada vez menor.

Para encerrar, permita-me compartilhar este provérbio oriental:

“Para plantar, existem escolhas; para colher, existe apenas o que foi plantado.”

A propósito, como está sua estratégia de Marketing Digital? Seu site está preparado corretamente para ser bem posicionado nos buscadores? Se você está em dúvida, peça agora mesmo sua Análise de Site Gratuitamente.

Não esqueça de comentar abaixo sobre este assunto. Compartilhe este artigo e continue aprendendo em nosso blog. Se preferir um aprendizado prático e direcionado, procure os cursos de Empoderamento Digital.

Referências:

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x