Skip to content

Falta de autoconfiança – 25 ações práticas para melhorar a autoestima

Falta de autoconfiança - 25 ações práticas para melhorar a autoestima

Uma das coisas que me impediu de perseguir meus sonhos por muitos anos foi o medo do fracasso … e a falta de autoconfiança que eu precisava para superar esse medo.

É algo que todos nós enfrentamos, até certo ponto, eu acho. A questão chave: como você supera esse medo?

Trabalhando na sua autoconfiança e auto-estima. Sem realmente pensar nisso nesses termos, é o que venho fazendo ao longo dos anos, e foi isso que me ajudou a finalmente superar meus medos e finalmente perseguir meus sonhos.

Eu ainda tenho esses medos, sem dúvida. Mas agora sei que posso vencê-los, que posso romper aquela parede de medo e sair do outro lado. Já fiz isso muitas vezes agora e esse sucesso irá impulsionar mais sucesso.

Este post foi inspirado pelo leitor Nick, da Finlândia, que pediu um artigo sobre auto-estima e autoconfiança:

Muitas das coisas que você propõe fazem com que as pessoas se sintam melhor consigo mesmas e realmente ajudem a construir autoconfiança. No entanto, eu estaria interessado em ler sua opinião geral sobre este tópico. Tirar um tempo para os seus próprios planos e sonhos, fazer as coisas de uma maneira diferente da maioria das outras pessoas e geralmente não necessariamente se encaixar pode ser muito difícil com uma baixa autoconfiança.

Palavras mais verdadeiras nunca foram ditas. É quase impossível ter tempo para seus sonhos, libertar-se do molde tradicional e ser realmente você mesmo, se você tem baixa autoestima e autoconfiança.

Como um aparte, sei que algumas pessoas fazem uma forte distinção entre autoestima e autoconfiança. Neste artigo, eu os uso de forma intercambiável, mesmo que haja uma diferença sutil, mas talvez importante … a diferença é se você acredita que é digno de respeito dos outros (auto-estima) e se acredita em si mesmo (autoconfiança) . No final, ambos equivalem à mesma coisa, e no final, as ações que mencionei abaixo dão um impulso à auto-estima e à autoconfiança.

Uma vez que acreditamos em nós mesmos, podemos arriscar a curiosidade, a admiração, o prazer espontâneo ou qualquer experiência que revele o espírito humano. – EE Cummings

Assumindo o controle de sua autoconfiança
Se você tem pouca autoconfiança, é possível fazer coisas que mudarão isso? Sua autoconfiança está no seu controle?

Embora possa não parecer, se você tem pouca autoconfiança, acredito firmemente que você pode fazer coisas para aumentar sua autoconfiança. Não é genético e você não precisa depender dos outros para aumentar sua autoconfiança. E se você acredita que não é muito competente, não é muito inteligente, não é muito atraente, etc., isso pode ser mudado.

Você pode se tornar alguém digno de respeito, e alguém que pode perseguir o que ele quer, apesar da maldade dos outros .

Você pode fazer isso assumindo o controle de sua vida e assumindo o controle de sua autoconfiança. Ao tomar ações concretas que melhorem sua competência, sua auto-imagem, você pode aumentar essa autoconfiança, sem a ajuda de ninguém.

Falta de autoconfiança – Como melhorar sua autoestima

Abaixo, esquematizo 25 coisas que ajudarão você a fazer isso. Nenhum deles é revolucionário, nenhum deles fará tudo sozinho. A lista certamente não é abrangente. Estas são apenas algumas das minhas coisas favoritas, coisas que funcionaram para mim.

E você não precisa fazer todos eles, como se isso fosse uma receita … escolha aqueles que atraem você, talvez apenas um casal no começo, e experimente. Se eles trabalham, tente outros. Se não, tente os outros.

Aqui eles estão em nenhuma ordem particular:

1. Prepare-se . Isso parece ser tão óbvio, mas é impressionante a quantidade de diferença que um chuveiro e um barbear podem fazer em seus sentimentos de autoconfiança e por sua auto-imagem. Houve dias em que revirei completamente meu humor com essa pequena coisa.

2. Vestir-se bem . Um corolário do primeiro item acima … se você se veste bem, vai se sentir bem consigo mesmo. Você vai se sentir bem sucedido e apresentável e pronto para enfrentar o mundo. Agora, vestir-se bem significa algo diferente para todos … isso não significa necessariamente usar uma roupa de US $ 500, mas pode significar roupas casuais que são bonitas e apresentáveis.

Falta de autoconfiança - 25 ações práticas para melhorar a autoestima

3. Photoshop na sua auto-imagem. Nossa auto-imagem significa muito para nós, mais do que frequentemente percebemos. Temos uma imagem mental de nós mesmos e determina o quanto estamos confiantes em nós mesmos. Mas esta foto não é fixa e imutável. Você pode mudar isso. Use suas habilidades mentais de Photoshopping e trabalhe em sua auto-imagem. Se não for muito bom, mude-o. Descobrir por que você se vê assim e encontrar uma maneira de consertá-lo.

4. Pense positivo . Uma das coisas que aprendi quando comecei a correr, cerca de dois anos atrás, é como substituir pensamentos negativos (ver próximo item) por positivos. Como eu realmente posso mudar meus pensamentos e, ao fazê-lo, fazer grandes coisas acontecerem. Com essa pequena habilidade, pude treinar e correr uma maratona em um ano. Parece tão banal, então Norman Vincent Peale , mas meu Deus, isso funciona. A sério. Experimente se você não tiver.

5. Mate pensamentos negativos . Vai de mãos dadas com o item acima, mas é tão importante que eu fiz um item separado. Você tem que aprender a estar ciente de sua auto-fala, os pensamentos que você tem sobre si mesmo e o que você está fazendo. Quando eu estava correndo, às vezes minha mente começava a dizer: “Isso é muito difícil. Eu quero parar e ir assistir TV. ”Bem, logo aprendi a reconhecer essa conversa interna negativa, e logo aprendi um truque que mudou tudo na minha vida: eu imaginaria que um pensamento negativo era um erro, e eu vigilante estar à procura desses bugs. Quando eu peguei um, eu pisei nele (mentalmente claro) e esmaguei. Mate morto. Em seguida, substitua-o por um positivo. (“Vamos, eu posso fazer isso! Apenas uma milha à esquerda!”)

Conheça a si mesmo e você vencerá todas as batalhas. – Sun Tzu

6. Conheça a si mesmo . Quando vai para a batalha, o general mais sábio aprende a conhecer muito bem seu inimigo. Você não pode derrotar o inimigo sem conhecê-lo. E quando você está tentando superar uma auto-imagem negativa e substituí-la por autoconfiança, seu inimigo é você mesmo. Conheça-se bem. Comece a ouvir seus pensamentos. Comece a escrever um diário sobre você e sobre os pensamentos que você tem sobre si mesmo e analise por que você tem pensamentos tão negativos. E então pense sobre as coisas boas sobre você, as coisas que você pode fazer bem, as coisas que você gosta. Comece a pensar sobre suas limitações, e se elas são limitações reais ou apenas aquelas que você permitiu que fossem colocadas lá, artificialmente. Escave profundamente dentro de você e você sairá (eventualmente) com uma autoconfiança ainda maior.

7. Aja positivo . Mais do que apenas pensar positivo, você tem que colocá-lo em ação. A ação, na verdade, é a chave para o desenvolvimento da autoconfiança. Uma coisa é aprender a pensar positivo, mas quando você começa a agir de acordo com isso, você se modifica, uma ação por vez. Você é o que você faz, então se você mudar o que você faz, você muda o que você é. Aja de uma maneira positiva, aja em vez de dizer a si mesmo que não pode, seja positivo. Converse com as pessoas de uma maneira positiva, coloque energia em suas ações. Você logo começará a notar uma diferença.

8. Seja gentil e generoso . Oh, tão brega. Se isso é muito brega para você, siga em frente. Mas para o resto de vocês, saibam que ser gentil com os outros e generoso consigo mesmo, com o seu tempo e com o que você tem, é uma tremenda maneira de melhorar sua auto-imagem. Você age de acordo com a Regra de Ouro e começa a se sentir bem consigo mesmo e a pensar que é uma pessoa boa. Faz maravilhas pela sua autoconfiança, acredite em mim.

Uma chave importante para o sucesso é a autoconfiança. Uma chave para a autoconfiança é a preparação. – Arthur Ashe

9. Prepare-se . É difícil ter confiança em si mesmo se você não acha que vai se sair bem em alguma coisa. Bata esse sentimento, preparando-se tanto quanto possível. Pense em fazer um exame: se você não estudou, não terá muita confiança em suas habilidades para se sair bem no exame. Mas se você estudou sua bunda, você está preparado, e você estará muito mais confiante. Agora pense na vida como seu exame e prepare-se.

10. Conheça seus princípios e viva-os . Quais são os princípios sobre os quais sua vida é construída? Se você não sabe, você terá problemas, porque sua vida vai se sentir sem direção. Para mim, eu tento viver a Regra de Ouro (e falhar com frequência). Este é o meu princípio-chave e tento viver a minha vida de acordo com isso. Eu tenho outros, mas eles estão de alguma forma relacionados a essa regra (a maior exceção é “Live my Passion”). Pense em seus princípios … você pode tê-los, mas talvez não tenha pensado muito neles. Agora pense se você realmente vive esses princípios, ou se simplesmente acredita neles, mas não age de acordo com eles.

11. Fale devagar . Uma coisa tão simples, mas pode ter uma grande diferença em como os outros percebem você. Uma pessoa com autoridade, com autoridade, fala devagar. Isso mostra confiança. Uma pessoa que sente que não vale a pena ouvir vai falar rapidamente, porque ele não quer manter os outros à espera de algo que não é digno de ouvir. Mesmo que você não sinta a confiança de alguém que fala devagar, tente fazê-lo algumas vezes. Isso fará você se sentir mais confiante. Claro, não leve isso ao extremo, mas também não soe apressado.

12. Fique de pé . Eu tenho uma postura horrível, por isso vai parecer hipócrita para mim dar este conselho, mas eu sei que funciona porque eu tento com frequência. Quando eu me lembro de ficar alto e reto, sinto-me melhor comigo mesmo. Imagino que uma corda esteja puxando o topo da minha cabeça para o céu, e o resto do meu corpo se endireita de acordo. Como um aparte, as pessoas que estão altas e confiantes são mais atraentes. Isso é bom em qualquer dia, no meu livro.

13. Aumentar competência . Como você se sente mais competente? Tornando-se mais competente. E como você faz isso? Estudando e praticando. Basta fazer pequenos pedaços de cada vez. Se você quer ser um escritor mais competente, por exemplo, não tente lidar com toda a profissão de escrever de uma só vez. Apenas comece a escrever mais. Jornal, blog, escrever contos, fazer alguns trabalhos freelance. Quanto mais você escreve, melhor você será. Reserve 30 minutos por dia para escrever (por exemplo) e a prática aumentará sua competência.

14. Defina uma pequena meta e consiga isso . As pessoas muitas vezes cometem o erro de atirar para a lua e, quando elas fracassam, desanimam. Em vez disso, atire em algo muito mais viável. Defina uma meta que você sabe que pode alcançar e, em seguida, consiga. Você vai se sentir bem com isso. Agora defina outro objetivo pequeno e consiga isso. Quanto mais você alcançar pequenos objetivos, melhor você estará nisso e melhor você se sentirá. Em breve você estará definindo metas maiores (mas ainda realizáveis) e alcançando essas também.

15. Mude um pequeno hábito . Não é grande, como parar de fumar. Apenas um pequeno, como escrever as coisas. Ou acordar 10 minutos antes. Ou beber um copo de água quando você acorda. Algo pequeno que você sabe que pode fazer. Faça isso por um mês. Quando você conseguir, você se sentirá como um milhão de dólares.

16. Concentre-se em soluções . Se você é um reclamante ou se concentra em problemas, mude seu foco agora. Concentrar-se em soluções em vez de problemas é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua confiança e sua carreira. “Eu sou gordo e preguiçoso!” Então, como você pode resolver isso? “Mas eu não posso me motivar!” Então, como você pode resolver isso? “Mas eu não tenho energia!” Então, qual é a solução?

Sorria!17. Sorria . Outro banal um. Mas isso funciona. Sinto-me imediatamente melhor quando sorrio, e isso me ajuda a ser mais gentil com os outros também. Uma pequena coisa que pode ter uma reação em cadeia. Não é um mau investimento do seu tempo e energia.

18. Voluntário . Relacionado ao item “ser gentil e generoso” acima, mas mais específico. É a temporada de férias agora … você pode encontrar tempo para se voluntariar por uma boa causa, para espalhar algum elogio do feriado, para melhorar a vida dos outros? Será um dos melhores momentos que você já passou, e um benefício colateral incrível é que você se sentirá melhor consigo mesmo, instantaneamente.

19. Seja grato . Acredito firmemente em gratidão, como qualquer pessoa que esteja lendo este blog há muito tempo sabe bem. Mas eu o coloco aqui porque, embora ser grato pelo que você tem na vida, pelo que os outros lhe deram, é uma atividade muito humilhante … também pode ser uma atividade muito positiva e gratificante que irá melhorar sua auto-imagem. Leia mais .

20. Exercício . Puxa, eu pareço colocar isso em quase todas as listas. Mas se eu deixasse essa lista, estaria fazendo um desserviço. Exercício tem sido uma das minhas atividades mais poderosas nos últimos dois anos, e isso me fez sentir muito melhor sobre mim mesmo.
Tudo o que você precisa fazer é dar uma caminhada algumas vezes por semana e verá benefícios. Comece o hábito .

21. Capacite-se com conhecimento. Capacitar-se, em geral, é uma das melhores estratégias para construir autoconfiança. Você pode fazer isso de muitas maneiras, mas uma das maneiras mais seguras de se fortalecer é através do conhecimento. Isso é na mesma linha que construir competência e se preparar… ao se tornar mais conhecedor, você ficará mais confiante… e você se tornará mais conhecedor fazendo pesquisa e estudando. A Internet é uma ótima ferramenta, é claro, mas também as pessoas ao seu redor, pessoas que fizeram o que você quer, livros, revistas e instituições educacionais.

22. Faça algo que você está procrastinando . O que há na sua lista de tarefas que está lá? Faça isso de manhã cedo e tire-o do caminho. Você vai se sentir bem consigo mesmo.

23. Fique ativo . Fazer algo é quase sempre melhor do que não fazer nada. Claro, fazer algo pode levar a erros … mas os erros fazem parte da vida. É assim que aprendemos. Sem erros, nunca melhoramos. Então não se preocupe com isso. Apenas faça alguma coisa. Saia da sua bunda e fique ativo – fisicamente ou ativo, tomando medidas para realizar alguma coisa.

24. Trabalhe em pequenas coisas . Tentar assumir um projeto ou tarefa enorme pode ser esmagador, assustador e intimidador para qualquer um, até mesmo para o melhor de nós. Em vez disso, aprenda a quebrar pequenos pedaços e trabalhar em rajadas. Pequenas pequenas conquistas fazem você se sentir bem, e elas somam grandes conquistas. Aprenda a trabalhar assim o tempo todo, e logo você será um maníaco autoconfiante.

25. Limpe sua mesa . Isso pode parecer uma coisa pequena e simples (então, para alguns de vocês, talvez não seja tão pequena). Mas sempre funcionou maravilhas para mim. Se minha mesa começa a ficar confusa, e o mundo ao meu redor está no caos, limpar minha mesa é a minha maneira de controlar um pouco da minha vida. É a calma no centro da tempestade ao meu redor. Veja como .

De alguma forma eu não posso acreditar que existem alturas que não podem ser escaladas por um homem que conhece os segredos de tornar os sonhos realidade. Este segredo especial, parece-me, pode ser resumido em quatro Cs. Eles são curiosidade, confiança, coragem e constância, e o maior de todos é a confiança. Quando você acredita em uma coisa, acredite nela, implícita e inquestionavelmente. – Walt Disney

Tradução livre do texto original de LEO BABAUT

Deixe um Comentário





Scroll To Top