Skip to content

Como converter imagem em texto editável usando OCR online grátis

Converter imagem em texto editável

Algumas vezes recebemos arquivos digitalizados, ou fotografias de documentos, e precisamos converter a imagem em texto para editar sem ter que redigitar tudo novamente. Pensando nisso foi desenvolvida uma tecnologia de reconhecimento ótico de caracteres (OCR). Essa tecnologia é capaz de reconhecer textos dentro de imagens e extrair esses textos para formatos editáveis.

Converter imagem em texto editávelOCR é um acrónimo para o inglês Optical Character Recognition, nome da tecnologia que permite reconhecer textos a partir de arquivos de imagem (bitmap, ou mapa de bits). Os arquivos podem ser escaneados, escritos a mão, datilografados ou impressos. Usando o OCR é possível converter imagem em texto e obter um arquivo editável no seu computador ou smartphone.

Os softwares de OCR originalmente eram muito caros, e algumas vezes  eram fornecidos como valor agregado pelos fabricantes de Scanners. Desta forma era possível digitalizar um documento real e, em seguida, converter a imagem digitalizada em texto editável. No início só era possível converter corretamente textos para o inglês, já que os softwares de OCR não reconheciam acentos e caracteres especiais.

Ferramentas OCR online para converter imagem em texto editável

Atualmente já existem muitas ferramentas gratuitas para extrair texto de imagem online em diversos idiomas, inclusive em português. O próprio Google Drive tem um OCR embutido para converter PDFs e imagens em texto. Basta selecionar um arquivo de imagem (ou PDF) no seu Drive e converter para texto editável. 😉

Algumas ferramentas online grátis para OCR em português

Curiosidades sobre o OCR

extrair texto de imagem onlineEm 1950 David Shepard e Louis Tordella começaram a pesquisa do procedimento para automação de dados da então Agência de Segurança das Forças Armadas (AFSA) dos Estados Unidos, que dois anos depois se tornaria a Agência de Segurança Nacional (NSA). Com a ajuda de Harvey Cook eles construíram o “Gismo”, o primeiro software de OCR. Shepard então fundou a Intelligent Machines Research Corporation (IMR) que fez os primeiros softwares OCR comerciais. Em 1953 a IBM obteve uma licença da IMR e desenvolveu um software próprio classificando-o como Optical Character Recognition, tornando o termo OCR um padrão na indústria para essa tecnologia.

Fonte: Wikipedia

 

Deixe um Comentário





Scroll To Top